Escolha uma Página

O que a sua casa diz sobre você? E o seu ambiente de trabalho? A melhor parte da decoração de ambientes é poder transformá-los numa extensão de nós mesmos, contando nossas histórias. E uma forma diferente de contar essas histórias é por meio das fotografias.

Basta uma busca pela internet para entendermos o quanto a fotografia está presente quando se trata de arquitetura e decoração de ambientes. “Melhores ideias de fotos em parede”, “Fotografias na sala: ideias para te inspirar”, e por aí vai. Usar os mais diferentes tipos de fotografias que normalmente ficam guardadas em álbuns ou caixas para incrementar de forma criativa a sua casa ou escritório está em alta!

O interessante dessa tendência é a possibilidade de personalização ou de deixar a sua marca registrada. Não há regras muitos rígidas quando se trata de utilizar fotografias na decoração; vale o gosto pessoal com uma pitada de bom senso. A fotografia, quando inserida na decoração, pode causar diversos efeitos: divertido, descontraído, familiar, romântico e “retrô”. Depende do seu ponto de vista e inspiração!

Além dos queridos e práticos porta-retratos, você pode utilizar, na parede, várias imagens formando uma composição ou somente uma única foto em destaque. O que importa, nesse caso, é o conteúdo da imagem, as referências que ela apresenta e o significado da fotografia: uma recordação de família, pessoas importantes, paisagens deslumbrantes, animais exóticos, os ídolos mais amados e até imagens abstratas… A grande “sacada” é a foto estar em harmonia com o ambiente!

Há detalhes interessantes que podem ser explorados nessa aventura de transformar suas fotos em objetos de decoração. Por exemplo, as fotografias não precisam necessariamente ser penduradas na parede. Aproveite os móveis, as prateleiras ou os aparadores para apoiar as fotos, o que deixa o visual mais descontraído.

Outra dica é misturar fotografias coloridas e imagens em preto e branco. Essa composição traz um ar jovial ao espaço pela diversidade de tons. Vale a pena também usar fotos em sépia, ou seja, àquelas imagens com efeito envelhecido. Também é tendência o uso de uma única a foto dividida em várias molduras. Você pode ousar ainda mais e dividir a fotografia em formatos diferentes, como se fossem peças de um grande quebra-cabeça. E há quem escolha o mural de fotos, uma forma bem interessante de personalizar o revestimento e dar um toque diferenciado.

Para complementar, é importante apostar em uma moldura que combine com o estilo da fotografia. Geralmente, as mais usadas são as de madeira. Mas as molduras em alumínio e as de resina também deixam a combinação interessante. Outro detalhe que não pode ser esquecido é que a foto é o destaque, ou seja, opte por uma moldura que não interfira na imagem.

Fotografias se destacam no ambiente e chamam a atenção de quem chega em sua casa ou escritório. Nada mais agradável do que contemplá-las! Por isso, ao escolher uma imagem para utilizar na decoração, é importante pensar na mensagem que você quer passar e na marca que você quer deixar na decoração – e no coração de quem as vê!